sexta-feira, 15 de abril de 2011

A NORMA BS 8901 (BS – British Standard)

A norma inglesa para a sustentabilidade de eventos
A norma BS 8901 é parte do sistema de gestão britânico e sua criação teve como objetivo certificar os jogos olímpicos de Londres em 2012. Dirigida a qualquer tipo de evento ela apresenta 3 níveis de aplicabilidade; aos donos dos eventos, os organizadores e aos seus fornecedores. 

Esta certificação é obtida através de auditorias externas, onde organizadores e fornecedores tem seus sistemas de gestão avaliados pelo planejamento, a implementação e a revisão das atividades em conformidade com a norma.

As principais vantagens desta certificação estão na melhoria continua da imagem da empresa, pois é ela que recebe a certificação, e na diminuição dos custos na realização dos eventos, onde todos os enfoques sobre resíduos são abordados. A certificação já lhes afiançam quanto aos impactos gerados e pelas ações de neutralização de emissões de carbono, não havendo necessidade de auditorias

A norma BS 8901 apresenta uma série de diretrizes como exemplo; a aplicação dos 3 (5) R’s na utilização de insumos, uma melhor gestão na comunicação sustentável visando gerar menos material gráfico, a política de distribuição deste material, sugere também a opção de brindes sustentáveis e ate o envolvimento da comunidade na preparação dos eventos focando no desenvolvimento local e na sustentabilidade.

São temas abordados, a eficiência no uso de recursos naturais em toda sua cadeia produtiva, praticas de comercio justo, as relações de emprego justo, a preocupação com que a localização dos eventos tenha bom acesso ao transporte público ou que permita o uso de transportes não poluentes (uso de bicicletas, etc.), a redução de desperdício e a minimização dos impactos ambientais ou a mitigação, quando os mesmos forem inevitáveis.

A norma vem se firmando como uma grande ferramenta no planejamento estratégico de eventos. No Brasil várias empresas deste segmento já fazem uso desta norma. No desenvolvimento de suas atividades cada vez mais elas enfatizam a sustentabilidade e a responsabilidade sócio-ambiental.

A Organização Internacional para Padronização (ISO, sigla em inglês), está preparando uma norma que trata do mesmo assunto, a ISO 20121, a ser lançada em dois anos.

Ram☼n

Nenhum comentário:

Postar um comentário