quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Tribunal das Águas de Valencia


 O Tribunal das Águas de Valencia 

O Tribunal de las Aguas de la Vega de Valencia é a mais antiga instituição de justiça existente na Europa. Embora existam instituições legais desde os tempos romanos, o tribunal é focado em resolver problemas de água nas terras de Valencia. 



Esta organização remonta aos dias de Al-Andalus e, muito possivelmente, o tempo do Califado de Córdoba, aperfeiçoada aos estágios iniciais da conquista do Reino de Valencia pelo rei James.

Na Porta da Catedral dos Apóstolos, as questões relacionadas ao uso da água, o tribunal atua como a justiça formal, através de um processo oral e em língua valenciana cujas resoluções são inapeláveis. 

O Tribunal das Águas é a única estrutura legislativa que permanece das estabelecidas por James I.

Formado por oito agricultores, usando vestimentas típicas, são eleitos democraticamente a cada dois anos pelos demais agricultores locais. Sentados em círculo, em poltronas de madeira e couro do século XVII, estão investidos de suprema autoridade. A  participação dos lavradores e a rapidez com que resolvem seus problemas, projetaram o Tribunal das Águas no âmbito internacional, considerando-o uma instituição modelo.
 
Eficaz e essencialmente valenciano, o Tribunal das Águas funciona perante um público curioso no qual não faltam jovens universitários e visitantes estrangeiros.

Sobre o Tribunal das Aguas de Valencia (Wikipédia)

Indicação no Google Livros: 
Resolução Alternativa de Conflito: Complexidade, Caos e Pedagogia
"O Contemporãneo Continuun do Direito"
O site pode demorar a abrir devido ao áudio de fundo e animações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário