segunda-feira, 11 de junho de 2012

A EXPLORAÇÃO DE MINÉRIOS NA AMÉRICA DO SUL

A EXPLORAÇÃO DE MINÉRIOS NA AMÉRICA DO SUL

Desde a descoberta do Brasil e a formação das Entradas, Bandeirantes organizavam expedições pelo interior do continente a procura de tesouros ou jazidas minerais que pudessem ser saqueadas ou exploradas. 

Organizadas por uma nação sem muitos conhecimentos da exploração mineral, a escravidão da população indígena foi uma das principais ações das Bandeiras.

Quando do descobrimento do Brasil, o mundo conhecido na época passava por revoluções de ordens políticas como a contra-reforma religiosa e a conseqüente perda de espaços ocorridos no norte da Europa, a serem compensadas com medidas de evangelização católica dos povos recém descobertos.

O sucesso das explorações espanholas nas regiões do México e Peru durante o século XVII, conquistando povos com alguma tradição na exploração e beneficiamento de metais preciosos, despertou também interesses dos Portugueses por uma exploração mais detalhada dos recursos minerais, existentes em abundancia na região continental recém descoberta.

Sobrepondo a descoberta e extração de diamantes no século XVII, o Ciclo Econômico do Ouro caracterizou-se por ações predatórias ao meio ambiente, por imprevidente desequilíbrio que causava desabastecimento e, conseqüentemente, ciclos de fome que castigavam os pioneiros da mineração.

 Por falta de conhecimento técnico, as autoridades da época se limitavam a cobrar impostos e a manter privilégios corporativos relacionados à coroa portuguesa.

Em 1875, pelo Decreto 6026 o Imperador D. Pedro II criava a Escola de Minas de Ouro Preto, numa tentativa de introduzir modernidades tecnológicas na mineração brasileira. 

Ram☼n

Nenhum comentário:

Postar um comentário